O Impacto do Exercício Físico na Saúde

naac-2

   Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) a prática de actividades físicas é um relevante meio de promoção da saúde e redução dos factores de risco.

   O exercício físico é importante em qualquer idade e essencial, pois ajuda na manutenção da composição corporal e do tónus muscular.

    Este poderá impedir ou até mesmo diminuir a taxa metabólica basal e aumentar a energia, bem como, melhorar a destreza dos movimentos, a força muscular, a capacidade aeróbica evitando as quedas, problemas nutricionais e melhora a qualidade de vida.

    Recentemente a ligação é mais clara entre depressão, saúde mental e o exercício físico.

   A prática de exercício físico regular pode combater epidemias de doenças cardiovasculares, obesidade e o aumento dos gastos com a saúde pública.

   As mais recentes recomendações de saúde pública apontam para cinco sessões de 30 minutos de actividades moderadas por dia, oferecendo melhorias na  capacidade física da maioria da população.

  O sedentarismo não parece ser a única causa de qualquer doença importante, mas um estilo de vida fisicamente activo melhora o estado geral de saúde e retarda muitos dos distúrbios funcionais que ocorrem frequentemente com o envelhecimento.

“A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento.” – Galileu Galilei